JUL/2022 – Última Atualização: JUL/2023
Síntese:
Esta “Pílula de Gestão” descreve os Dez Princípios de Liderança de Andrew Carnegie. Embora escrito no início do século XX, os princípios mostram-se substancialmente atualizados e alinhados à época em que vivemos. É fato que estamos na era da hipermodernidade, onde se destacam os chamados “millenials”, jovens da geração digital, que costumam enfrentar dificuldades de concentração e de permanência em empregos regulares, rejeitando-lhes a disciplina e a rotina.
Todavia, tudo indica que todos poderiam ter ganhos notáveis de capacidade de liderança caso refletissem um pouco mais sobre esses princípios, úteis e perfeitamente aplicáveis a qualquer situação atual. Acrescentaríamos apenas duas contribuições, de certa forma implícitas dentre os princípios: o esforço e a disciplina, sem as quais dificilmente o líder consegue manter a sua condição de forma sustentável.
Saiba mais...
Andrew Carnegie (1835 – 1919) foi um dos mais produtivos, ricos e filantropos homens de sua época, berço do chamado “trust”, precursor dos monopólios, das mega empresas e do que hoje conhecemos como multinacionais. De origem humilde, Carnegie era dotado de muita energia e notável perseverança. Começou sua vida como catador de carretéis em indústrias de tecelagem e experimentou seguidamente várias outras profissões, sempre evoluindo pessoal e profissionalmente.
Leitor voraz e trabalhador incansável, Carnegie era convicto de que sua chance de sucesso requeria auto-aperfeiçoamento contínuo, mediante aprimoramento do seu conhecimento técnico, do seu sotaque (tinha migrado da Escócia) e da sua gramática. Compreendia que necessitava de vários atributos pessoais para integrar-se à sua vocação de empreendedor, na qual era indispensável desenvolver relações interpessoais construtivas.
Ao longo da vida soube superar inúmeros obstáculos, tornando-se um lendário industrial. Criou a US Steel, o maior conglomerado de produção de aço da época. Sua estratégia se baseava no aumento da escala de produção, que permitiria alcançar preços mais baixos e, portanto, sucesso de mercado.
Já muito rico, aproximou-se do jornalista Napoleon Hill, que estava interessado em contar histórias de pessoas bem sucedidas (da qual resultou a publicação, em 1937, de “Pense e Enriqueça”, o livro mais vendido nos EUA). Com essa parceria, Carnegie objetivava perpetuar as suas estratégias, que o tornaram um notável homem de negócio e filantropo lendário.
Como legado dessa veia filantrópica podem ser citados: construção de museus, salas de concerto, 2800 bibliotecas nos Estados Unidos, além de inúmeras fundações, doações para instituições de educação, construção do Carnegie Hall e do Palácio da Paz em Haia (era um entusiasta da Lida das Nações, precursora da ONU).
Cunhou frases lapidares, dentre as quais cita-se uma que enaltece o trabalho de equipe: “Nenhum homem que quer fazer tudo sozinho e receber todo o crédito por isso se tornará um grande líder.”
A seguir são reproduzidos os Dez Princípios de Andrew Carnegie que mais uma vez se confirma a imutabilidade da natureza humana: mudam os costumes, muda a tecnologia, mas a natureza humana permanece a mesma. A conferir os Dez Princípios de Dale Carnegie:
1. Defina o seu propósito
Crie um plano de ação e comece a trabalhar nele imediatamente. É muito importante definir o que irá fazer e focar apenas nisto com persistência.
2. Crie uma aliança “master-mind”
Entre em contato e trabalhe com pessoas que não tenha as mesmas qualidades que assim irão se completar; mas certifique-se de que estas pessoas possuem os mesmos objetivos. Desta forma, as mentes unidas se tornarão uma só, e será muito mais poderosa.
3. Faça mais do que a obrigação
Fazer mais do que a sua obrigação é a única coisa que justifica promoções e aumentos de salário e fará com que as pessoas se sintam em obrigação com você.
4. Tenha confiança em si mesmo
Acredite em si mesmo e no seu plano tão intensamente; assim você irá agir com completa confiança. Se você não acreditar em si mesmo ou no seu plano, você irá abandoná-lo no primeiro obstáculo.
5. Tenha iniciativa
Faça o que deve ser feito sem que os outros precisem mandar. Afinal, se você quer assumir algum cargo de liderança ou empreender, esta característica será obrigatória para você ter sucesso.
6. Estimule a sua imaginação
Tenha a ousadia de pensar além do que as outras pessoas estão pensando. A expressão utilizada hoje em dia para este princípio é “pensar fora da caixa”. Qualquer empresa que revolucionou o seu mercado com algum serviço ou produto acabou criando algo totalmente diferente do convencional.
7. Mostre entusiasmo
Uma atitude positiva prepara você para o sucesso e conquista o respeito das outras pessoas. Sem entusiasmo, ninguém irá segui-lo. Não existe um líder desanimado.
8. Pense com exatidão
Nas palavras de Hill, pensar com exatidão é “a habilidade de separar fatos reais de ficção e usar apenas estes fatos reais em seus problemas e preocupações.” Nada adianta gastar energia pensando sobre coisas que nem sequer são verdades.
9. Concentre o seu esforço
Não se distraia da tarefa mais importante que você tem que fazer no momento. Muitas pessoas ficam indecisas sobre o que fazer com as suas vidas. Não decidir por nada muitas vezes é pior do que decidir por algo ruim. Porque você ganha experiência, mesmo se a sua empreitada não der certo.
10. Tire lições da adversidade
Lembre-se que “cada queda lhe traz um benefício de tamanho equivalente”, escreve Hill. Não desanime quando o que você estiver fazendo não der certo, provavelmente você acabará em um caminho melhor do que o que você estava. Que tal: faz sentido para você?
Adoraríamos conhecer a sua opinião. Entre em contato pelo meu e-mail: mauritimaranhao@gmail.com ___________________________